Itabaiana tem debate sobre situação atual da mulher

Iniciativa da deputada Maria Mendonça contou com a presença do prefeito Valmir de Francisquinho

30.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Uma mesa redonda para debater os maus tratos dom?sticos contra a mulher. Esse foi o mote principal do evento realizado no audit?rio do Campus Universit?rio de Itabaiana durante toda ?a tarde desta segunda-feira, 29, intitulado ?A Mulher em situa??o de vulnerabilidade e viol?ncia?.
?A deputada Maria Mendon?a demonstra toda a sua sensibilidade social e de pessoa p?blica ao propor um tema de suma import?ncia para toda a sociedade. Estamos neste evento, de forma ativa, assim como nos colocamos a disposi??o na prefeitura, dentro do que nos for poss?vel, para contribuir para que a rede de prote??o ? mulher de Itabaiana seja algo efetivo e real em nossa cidade?, disse o prefeito Valmir de Francisquinho.
Dentre os debates realizados, destaque para ?A Justi?a e a Lei Maria da Penha?, com a ju?za coordenadora da mulher no TJ/SE, Adelaide Maria Martins; ?A Pol?cia e a Lei Maria da Penha?, com a delegada titular da delegacia da mulher de Itabaiana, Heilliara Santos Farias; ?OAB/SE e a Pol?tica de Defesa dos Direitos da Mulher?, com a presidente da comiss?o de direitos da mulher da OAB/SE, Ad?lia Moreira Pessoa.
A deputada Maria Mendon?a, idealizadora e principal executora do evento, destacou as conquistas alcan?adas e o caminho que ainda h? a se percorrer. ?Tornar real este evento foi a maneira que encontrei para discutirmos em Itabaiana e com munic?pios da regi?o um tema que, apesar da lei, das grandes mudan?as que ela traz e das in?meras conquistas femininas, ainda carece de reflex?o, pois a viol?ncia contra a mulher? ainda ? pr?tica recorrente?, disse Maria, ressaltando a import?ncia da data. ?Penso que temos o que comemorar no dia 30 de abril, Dia Nacional da Mulher, afinal este dia nasceu como resultado de lutas e embates hist?ricos?,
J? o intermediador dos debates, o senador Eduardo Amorim, acrescentou dados importantes para o debate. ?O Brasil est? em 7? lugar com maior ?ndice de viol?ncia contra a mulher, e em 2? lugar da Am?rica Latina, perdendo apenas para Col?mbia, pontuou o Senador segundo dados? estat?sticos da Data Senado e ainda complementou, ?Agress?o contra o ser? vivo ? inaceit?vel, de pura covardia. Por isso, vamos denunciar a quem pratica esse tipo de comportamento. N?o tenham medo, a justi?a est? a nosso favor?, concluiu.
O evento contou com a presen?a de alunos das escolas municipais Escola Nivalda Lima Figueiredo, Dr. Airton Teles e Dr. Augusto C?sar Leite, al?m da vice-prefeita, Lourdes Machado; do presidente da C?mara de Vereadores, Z? Roberto Imperador; do vice-presidente do PSDB, Ant?nio Neto, vereadores locais e das cidades circunvizinhas, al?m de v?rios estudantes, assistentes sociais, advogados e m?dia local.?
30.Abr.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001