ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Conferência discute mobilidade urbana itabaianense

Evento em Itabaiana debateu problemas da cidade e foi um dos preparatórios para etapas estadual e nacional


15.Mai.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Com o tema ?Quem muda a cidade somos n?s: Reforma Urbana J??, Itabaiana realizou na ?ltima ter?a-feira, 14, a 5? Confer?ncia Municipal das Cidades. O evento, que ? uma prepara??o para as etapas estadual e nacional, aconteceu durante todo o dia na Universidade Tiradentes e reuniu sociedade civil, poder p?blico, movimentos populares, empresariado, entidades sindicais e de classe.
A vice-prefeita, Lourdes Machado, representou o prefeito Valmir de Francisquinho no evento e ressaltou a import?ncia da confer?ncia para o futuro de Itabaiana. ?Nossa cidade sempre foi din?mica e vanguardista. E quando se discute o futuro das cidades, Itabaiana mais uma vez sai na frente e realiza uma discuss?o qualificada, em que as solu??es e sugest?es aparecem?, destacou Lourdes.
Durante a Confer?ncia, a conselheira nacional das cidades e coordenadora da Central de Movimentos Populares, Roseane Patr?cio, explicou que a import?ncia dessa Confer?ncia ? avan?ar na quest?o da pol?tica urbana, o que ajuda a criar uma cidade igualit?ria e mais justa. ?Nesse tipo de Confer?ncia ? que discutimos a cria??o de Conselhos de habita??o ou das cidades, cria??o de fundos, de planos de habita??o, plano de saneamento urbano, plano de mobilidade urbana, e tudo isso far? com que a cidade se desenvolva de forma igual para todos?, enfatizou.
Na oportunidade foram discutidos os seguintes temas: Participa??o e controle social no sistema nacional de desenvolvimento urbano; FNDU (Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano); Instrumentos e pol?ticas de integra??o intersetorial e territorial; Pol?ticas de incentivo ? implanta??o de instrumentos de promo??o da fun??o social da propriedade. A partir da discuss?o dos temas foram elaboradas algumas emendas para aprova??o na plen?ria final.
Para ampliar a discuss?o, o arquiteto e urbanista itabaianense, Edson Passos, ressaltou a import?ncia da uni?o da popula??o na urbaniza??o da cidade. ?A cidade tem crescido muito e se faz necess?rio pensar no urbanismo. Construir casas ? pouco. Temos que pensar em construir pra?as, avenidas. As a??es devem come?ar nas pequenas comunidades, assim evitaremos que cidad?os itabaianenses abandonem a cidade por n?o enxergar aqui projetos e a??es de desenvolvimento em que possam se inserir?, destacou.
15.Mai.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00