Conferência discute mobilidade urbana itabaianense

Evento em Itabaiana debateu problemas da cidade e foi um dos preparatórios para etapas estadual e nacional

15.Mai.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Com o tema ?Quem muda a cidade somos n?s: Reforma Urbana J??, Itabaiana realizou na ?ltima ter?a-feira, 14, a 5? Confer?ncia Municipal das Cidades. O evento, que ? uma prepara??o para as etapas estadual e nacional, aconteceu durante todo o dia na Universidade Tiradentes e reuniu sociedade civil, poder p?blico, movimentos populares, empresariado, entidades sindicais e de classe.
A vice-prefeita, Lourdes Machado, representou o prefeito Valmir de Francisquinho no evento e ressaltou a import?ncia da confer?ncia para o futuro de Itabaiana. ?Nossa cidade sempre foi din?mica e vanguardista. E quando se discute o futuro das cidades, Itabaiana mais uma vez sai na frente e realiza uma discuss?o qualificada, em que as solu??es e sugest?es aparecem?, destacou Lourdes.
Durante a Confer?ncia, a conselheira nacional das cidades e coordenadora da Central de Movimentos Populares, Roseane Patr?cio, explicou que a import?ncia dessa Confer?ncia ? avan?ar na quest?o da pol?tica urbana, o que ajuda a criar uma cidade igualit?ria e mais justa. ?Nesse tipo de Confer?ncia ? que discutimos a cria??o de Conselhos de habita??o ou das cidades, cria??o de fundos, de planos de habita??o, plano de saneamento urbano, plano de mobilidade urbana, e tudo isso far? com que a cidade se desenvolva de forma igual para todos?, enfatizou.
Na oportunidade foram discutidos os seguintes temas: Participa??o e controle social no sistema nacional de desenvolvimento urbano; FNDU (Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano); Instrumentos e pol?ticas de integra??o intersetorial e territorial; Pol?ticas de incentivo ? implanta??o de instrumentos de promo??o da fun??o social da propriedade. A partir da discuss?o dos temas foram elaboradas algumas emendas para aprova??o na plen?ria final.
Para ampliar a discuss?o, o arquiteto e urbanista itabaianense, Edson Passos, ressaltou a import?ncia da uni?o da popula??o na urbaniza??o da cidade. ?A cidade tem crescido muito e se faz necess?rio pensar no urbanismo. Construir casas ? pouco. Temos que pensar em construir pra?as, avenidas. As a??es devem come?ar nas pequenas comunidades, assim evitaremos que cidad?os itabaianenses abandonem a cidade por n?o enxergar aqui projetos e a??es de desenvolvimento em que possam se inserir?, destacou.
15.Mai.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001