ir conteudo

Prefeitura Municipal de Itabaiana

Festividades Natalinas Prosseguem Neste Domingo

Neste domingo teremos as comemorações dos 268 anos da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, a mais antiga instituição musical do Brasil.


08.Dez.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
A Prefeitura Municipal de Itabaiana atrav?s da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Sociedade Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o vem realizando as festividades natalinas desde o ?ltimo domingo, 01. A programa??o prossegue durante o decorrer do m?s de dezembro na Pra?a Fausto Cardoso e ser?o finalizadas no r?veillon com arrast?es e shows na Avenida Dr. Luiz Magalh?es que ter? como atra??o principal o cantor Julinho Porrad?o.
Neste domingo teremos as comemora??es dos 268 anos da Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o, a mais antiga institui??o musical do Brasil.
Hist?ria
A Sociedade Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o da cidade de Itabaiana-SE tem suas origens em 1745 a partir do grupo musical religioso, a Orquestra Sacra do padre Francisco da Silva Lobo; ? convertida, em 1879, ? denomina??o de Filarm?nica Euphrosina pelo maestro Samuel Pereira de Almeida e em 1897 recebe o nome de Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o, pelo maestro Francisco Alves de carvalho j?nior. Por suas depend?ncias percorreram nomes ilustres da historiografia sergipana, a exemplo do jurista Tobias Barreto de Menezes (1857-1859), como cantor e flautista, do not?vel brasileiro Jos? Calazans e do grande pol?tico sergipano Jos? Sebr?o de Carvalho. Desde o ano de 2005 a denomina??o Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o deixou de representar apenas um grupo musical para constituir-se em institui??o e abrigar diversos grupos e programas em suas depend?ncias.
No ano de 2007, A Sociedade Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o foi premiada nacionalmente com o programa de apoio a orquestras do Minist?rio da Cultura. ? reconhecida de utilidade p?blica Municipal, Estadual e Federal e cadastrada no Fundo da Inf?ncia e da Adolesc?ncia. Ao longo destes mais de dois s?culos e meio de hist?ria ininterrupta, tem contribu?do com o desenvolvimento s?cio-cultural da cidade de Itabaiana e do Estado de Sergipe, atrav?s da m?sica. Na atualidade a Institui??o Filarm?nica Nossa Senhora da Concei??o mant?m o Instituto de M?sica maestro Jo?o de Matos, a Sede Administrativa, o Museu da M?sica, a Escola de M?sica, a Banda Jovem, a Banda Sinf?nica, a Orquestra Preparat?ria, a Orquestra Sinf?nica de Itabaiana, o Coro Filarm?nico Maria da Concei??o, Coral Infantil, Quintetos de Metais, Quinteto de Cordas, Quinteto de Sopro, Quarteto de trombones, Grupo de Flautas Doce e Orquestra Experimental.
Programa??o dos Concertos Natalinos na Pra?a Fausto Cardoso para o dia 08:
08/12 - Orquestra Preparat?ria de Itabaiana- Filarm?nica da Funda??o Pedro Paes Mendon?a de Serra do Machado(Ribeir?polis)- Encerramento da Exposi??o de J. In?cio
?
08.Dez.2013 , atualizado em 30.Nov.-0001
Prefeitura Municipal de Itabaiana utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo

Iniciar Conversa

Selecione um dos nossos contatos para iniciar a conversa
Horário de atendimento:
Segunda a sexta, das 07:00 às 13:00