Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as pessoas

02.Mai.2024 , atualizado em 06.Mai.2024

vacina_8099a16e9ca468237cbb65.jpg

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o Vírus Influenza (gripe) para todas as pessoas acima de seis meses de idade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o imunizante já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Itabaiana.

Segundo a coordenadora de Imunização, Andrea Tavares, antes, a imunização pelo SUS tinha como público-alvo os grupos prioritários. “A ampliação ocorre para responder ao aumento dos casos de influenza no país, que tem afetado a população e aumentado a procura por atendimento médico”, disse Andrea.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. É necessário levar o cartão de vacinação e um documento com foto.

Sintomas da gripe:

• Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça.

Além da vacinação, o Ministério da Saúde indica outras medidas para prevenção:

• Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas