TODOS OS PACIENTES DO CENTRO DE NEFROLOGIA ESTÃO SENDO ASSISTIDOS

Notícias
08/09/2017 por Sharlon Sodré e atualizada em 08/09/2017 09:40:15 por Sharlon Sodré

O Centro de Nefrologia de Itabaiana, instalado na Clínica Semedi, desde o começo de 2008, é um dos maiores do Estado e foi autorizado pelo Governo Federal, através da Portaria 453/2007, do Ministério da Saúde, para atender pacientes que necessitam fazer hemodiálise, de Itabaiana e região; fazendo parte do Sistema Único de Saúde – SUS.

O Centro de Nefrologia é instituição privada sem nenhuma relação com o Município, a não ser o fato de, por prestar este serviço público vinculado ao SUS – por ser considerado de alta complexidade, passa a ser de responsabilidade da União e Estado –, recebe os recursos por intermédio dos Municípios que são assistidos, através da Prefeitura Municipal, a quem cabe fiscalizar o serviço público.

Diante da grande demanda - hoje são atendidas 137 pessoas -, o Município de Itabaiana repassa, além dos valores enviados pelo Governo Federal, os valores do FAEC; evidenciando o compromisso da gestão municipal em repassar bem mais dos valores previstos para o aprimoramento dos serviços de hemodiálise oferecidos pelo SUS.

Ocorre que, em razão de problemas técnicos apresentados com equipamentos usados no Centro de Nefrologia de Itabaiana, houve interdição por parte da Vigilância Sanitária Estadual, no último dia 4.

Ao tomar ciência deste gravíssimo problema, o Prefeito do Município de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, logo se reuniu com a Secretária Municipal de Saúde, Karla Mendonça, e sua equipe, e passou a tomar todas as medidas necessárias para assegurar o atendimento aos pacientes, passando a oferecer transporte e a encaminhar os pacientes para a Clínica Nefroclinica e Hospital do Rim, ambos em Aracaju.

Sensível ao problema da Clínica, o qual afeta diretamente os pacientes que já têm o estresse de serem submetidos ao tratamento, e diante da urgência do caso, o Prefeito do Município de Itabaiana autorizou o fornecimento de transporte a todos os pacientes. Além de estar estudando com a Procuradoria do Município a edição de um Decreto Municipal para reconhecer a emergência - o qual visa respaldar o contrato temporário de sublocação do serviço público que está sendo pactuado entre o Centro de Nefrologia e as Clínicas que estão recebendo os pacientes.

“Não mediremos esforços para dar todo o suporte aos pacientes e para apoiar as autoridades no melhor diagnóstico do problema e na adoção de todas as medidas para regularizar a prestação deste importante serviço público”, disse Valmir de Francisquinho, em entrevista.

Ainda segundo o Prefeito, “Não há motivo de alardes. A situação está completamente sob controle. Todos os pacientes estão sendo assistidos pelo Centro de Nefrologia de Itabaiana, responsável no SUS pelo serviço. Além do Município estar dando todo o suporte logístico, por meio do transporte dos pacientes, até que a situação se regularize. A clínica nos assegurou que está tomando todas as medidas necessárias para readequação dos protocolos, quando se espera retomada dos serviços ainda este mês”, garante Valmir.

Publicações Relacionadas


SERVIÇOS


Domínio provido por:

Prefeitura Municipal de Itabaiana/SE

Praça Fausto Cardoso, 12, Centro, Itabaiana/SE, CEP 49500-000. Fone: (79) 3431-9701