Redução de filas: Prefeitura de Itabaiana firma parceria com o Hospital Santa Isabel para realização de cirurgias ginecológicas

Na manhã desta segunda-feira, 29, uma equipe médica da maternidade esteve no ambulatório Materno Infantil para realização de exames pré-operatórios

29.Abr.2024 , atualizado em 02.Mai.2024

828e6a28-2681-4ad0-83d3-d9eb9648b6aa_bd2e6a4885b1f569dfb536ea7fff.jpeg

A Prefeitura de Itabaiana firmou uma parceria com o Hospital Santa Isabel para realização de um mutirão de cirurgias ginecológicas. O foco principal será a realização de cirurgias de laqueadura e histerectomia, visando atender à demanda da população local por esses procedimentos.

Na manhã desta segunda-feira, 29, uma equipe médica do hospital realizou uma visita no Ambulatório Materno Infantil para uma consulta pré-operatória com as pacientes que aguardam na fila de espera. “Nós estamos tentando minimizar o sofrimento dessas mulheres trazendo a Maternidade Santa Isabel para perto da gente. Dentro de 30 dias essas mulheres que esperam por muito tempo estarão com as suas cirurgias realizadas”, disse Adailton Sousa, prefeito de Itabaiana.

O mutirão, que será realizado nas instalações do Hospital Santa Isabel, tem como objetivo oferecer acesso facilitado a essas cirurgias. “São cirurgias como a Histerectomia, para remoção do útero, e de laqueadura, uma espécie de “ligadura” das trompas, utilizado como método contraceptivo. Tudo isso visa ampliar o acesso dessas pacientes a sua saúde ginecológica”, disse a médica Thayse Chagas.

Para o secretário de Saúde José Suelton, a iniciativa representa um esforço conjunto para melhorar a saúde reprodutiva das mulheres de Itabaiana e região. “Além disso, o mutirão contribuirá para a redução das listas de espera e para a oferta de um serviço de saúde mais ágil e acessível para as mulheres”, disse Suelton.

Após as consultas e exames efetuados hoje, todos os cadastros serão inseridos no Sistema de Regulação, para que os procedimentos sejam autorizados posteriormente. Os detalhes sobre o cronograma para realização do mutirão serão divulgados em breve.

29.Abr.2024 , atualizado em 02.Mai.2024