Políticas públicas de apoio a causa animal: microchipagem, castração, vacinação e mais

De janeiro de 2023 até abril de 2024, Itabaiana microchipou um total de 1169 animais entre cães, gatos e cavalos

30.Abr.2024 , atualizado em 03.Mai.2024

whatsapp-image-2024-04-29-at-08-44-26_bf42d0a8aad034de3f562.jpeg

A prefeitura de Itabaiana tem demonstrado o seu compromisso com a causa animal por meio da implementação de diversas iniciativas que contribuem para a proteção, saúde, segurança e o controle de zoonoses no município.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, obtidos em conjunto com a Casa de Passagem Animal, de janeiro de 2023 até abril de 2024, Itabaiana microchipou um total de 1169 animais entre cães, gatos e cavalos. Ainda neste período, foram realizadas cerca de 1000 castrações, uma prática fundamental para o controle populacional.

O compromisso de Itabaiana com a causa animal vai além disso: um total de 575 animais foram atendidos durante consultas veterinárias e procedimentos médicos, demonstrando um esforço contínuo para garantir que os animais tenham acesso aos cuidados de saúde de que necessitam.

Além das medidas de saúde, o município também promoveu mutirões de vacinação, garantindo que os animais estejam protegidos contra doenças comuns e evitáveis. Essa iniciativa não apenas protege a saúde dos animais, mas também contribui para a saúde pública, reduzindo o risco de transmissão de doenças zoonóticas.

Outra iniciativa adotada por Itabaiana foi a criação de canais de adoção, como o “Adotita”, um programa de adoção on-line que facilita a busca por lares amorosos para animais abandonados e resgatados pela Casa de Passagem. Essa abordagem não apenas reduz o número de animais em situação de rua, mas também promove uma cultura de adoção responsável na comunidade.

Em resumo, as políticas públicas implementadas por Itabaiana demonstram um compromisso sólido com a proteção e o bem-estar dos animais. Essas medidas não apenas abordam questões urgentes, como controle populacional e saúde animal, mas também promovem uma relação mais compassiva e responsável entre humanos e animais na comunidade.

30.Abr.2024 , atualizado em 03.Mai.2024